ONG Terr'Ativa

TICO-TICO NO FUBÁ

Share This Post

O projeto Tico-Tico no Fubá foi lançado em 2008 com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal das crianças na comunidade do Morro do Fubá. Acompanha a escolaridade de 50 crianças com idade entre 6 a 12 anos, através de um reforço escolar e de atividades educativas e esportivas com foco na cultura e na cidadania.

Os 40 beneficiários são recebidos três vezes por semana no nosso centro para participar de aulas de reforço, de informática, cultura e esporte. Eles se beneficiam de apoio personalizado junto aos nossos três educadores que trabalham individualmente as dificuldades de cada um, enquanto procuram desenvolver o potencial da criança. Nós também oferecemos aconselhamento psicológico para crianças que têm dificuldades específicas.

Nossas atividades pedagógicas são focadas em torno de temas-chave como a cidadania, saúde, meio ambiente, gênero, discriminação, etc., a fim de despertar nossos participantes aos assuntos que lhes dizem diretamente respeito. Além disso, buscamos expandir a referência cultural dos participantes, muitas vezes limitado às fronteiras da favela, organizando um passeio mensal pela cidade, para permitir que estes jovens tenham acesso a atividades culturais e recreativas que lhes são inacessíveis devido às condições sócio-econômicas de suas famílias.

Graças à contribuição de muitos voluntários estrangeiros e brasileiros, oferecemos também vários workshops temáticos (música, circo, dança, jardinagem, teatro…).

Também procuramos incentivar o envolvimento dos pais nas vidas acadêmicas e pessoais de seus filhos. Para este fim, organizamos uma reunião a cada dois meses para discutir o progresso de cada um e progresso das atividades do projeto, assim como oficinas pais/crianças para .

Nesta ocasião, nós fazemos um bazar de doações para distribuir às famílias dos nossos beneficiários roupas, brinquedos e outros objetos que são dados à associação.

O projeto Tico-Tico no Fubá em números:

  • 50 crianças participam três vezes por semana do projeto.
  • 3 horas de aulas alternada às atividades de reforço escolar, atividades pedagógicas e praticas esportivas.
  • 1 passeio cultural mensal para todos os participantes.
  • 1 encontro com as famílias a cada dois meses.

Mais de 1.000 crianças foram beneficiadas com o projeto desde o seu lançamento em 2008.