ONG Terr'Ativa

TICO-TICO NO FUBÁ

Share This Post

O projeto Tico-Tico no Fubá tem o objetivo de promover a igualdade de oportunidades para as crianças da comunidade do Morro do Fubá, no Rio de Janeiro.

O programa acompanha a escolaridade de 40 crianças de 6 a 12 anos, que participam, 3 vezes por semana, de atividades complementares:

– Aulas de reforço escolar e acompanhamento individual, para melhorar o desempenho escolar e prevenir situações de defasagem;

– Aulas de inglês, para incentivar a pratica de uma língua estrangeira desde o início da escolarização;

– Aulas de informática educativa, para desenvolver habilidades essenciais para o seu futuro;

– Aulas de esporte, para a coordenação motora, mas também para a transmissão de valores positivos.

Contamos com o apoio de uma psicóloga e uma fonoaudióloga, ambas voluntárias, que acompanham as crianças que enfrentam dificuldades específicas na aprendizagem e/ou na fala, ou que sofrem de situações familiais complexas.

Além das atividades semanais, organizamos passeios culturais e recreativos mensais, no objetivo de proporcionar vivências em diversos lugares e espaços da cidade. A maioria das crianças atendidas têm muito poucas ocasiões de sair da comunidade e esses passeios têm um papel fundamental na sua apreensão do mundo.

Durante as férias escolares, a ONG oferece atividades recreativas e artísticas (percussão, arte-educação, capoeira, teatro…) para que os participantes tenham oportunidade de conhecer diversas disciplinas que não praticam durante o ano letivo. A arte e a cultura são poderes vetores de inclusão social e permitem se abrir sobre o mundo e o outro, mas também sobre si mesmo, ao permitir uma expressão própria. Além dessas atividades, recebemos regularmente voluntários brasileiros e estrangeiros para realizar oficinas temáticas (canto, circo, dança, jardinagem, teatro…), e são sempre encontros e experiências incríveis.

Para incentivar a relação com responsáveis das crianças, a ONG organiza um encontro com as famílias a cada trimestre. Durante essas reuniões, apresentamos às atividades realizadas e conversamos dos avanços e dificuldades das crianças, abrindo um espaço para que os pais possam compartilhar sua própria experiência. Sempre buscamos incentivar a participação dos pais na vida da associação e no acompanhamento dos filhos.

A ONG também oferece um apoio material com uma distribuição quinzenal de frutas e verduras para todas as famílias dos beneficiários, e de roupas, brinquedos e objetos diversos a cada três meses.

Mais de 1.000 crianças foram beneficiadas pelo projeto desde seu início em 2008.