Lançamento de um novo projeto para os adolescentes

TODOS NA ATIVA

Share This Post

Todos na Ativa é um projeto de acompanhamento escolar e inserção socio-profissional para os adolescentes do Morro do Fubá, no Rio de Janeiro.

Com o objetivo de promover à igualdade de oportunidades, o programa ajuda os jovens participantes a definir um projeto de vida e a mobilizar os meios necessários para concretizá-lo.

O projeto acompanha 20 jovens de 13 a 20 anos, que cursam o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. Todos moradores da comunidade, eles participam de diversas atividades complementares, três tardes por semana:

– Aulas de reforço escolar em português, redação, matemática, ciências e história;

– Aulas de inglês e de francês para multiplicar as oportunidades;

– Um curso de informática para desenvolver de habilidades essenciais no mercado de; trabalho;

– Atendimentos individuais de orientação vocacional;

– Oficinas coletivas de capacitação profissional (redação de currículo; simulação de entrevista de emprego, postura, conhecimento do mercado de trabalho);

– Atividades esportivas, que acontecem na ONG e em instituições parceiras;

– Passeios culturais (a cada dois meses), no objetivo de contribuir para a ampliação do referencial cultural e de permitir vivências em diversos territórios e espaços da cidade.

O projeto conta com o apoio de uma psicóloga e de uma fonoaudióloga, ambas voluntárias, que atendem os jovens que necessitam de um acompanhamento específico.

As aulas de reforço permitem trabalhar nas dificuldades de cada um e ajudam os jovens a melhorarem o seu desempenho escolar. Combinadas às atividades culturais e esportivas, elas reforçam o leque de oportunidades que podem se apresentar durante ou ao final do ensino médio. Em complemento, a orientação vocacional tem o objetivo de preparar e orientar o jovem para essas oportunidades (vestibular para ingressar o ensino superior, formações profissionais, Jovem Aprendiz, etc.). Os jovens que apresentam um projeto de vida coerente e determinado podem se beneficiar de uma bolsa de estudos através do programa.

Graças a este projeto, os jovens atendidos pela ONG podem se beneficiar de um acompanhamento ao longo de toda sua escolaridade, desde seus 6 até seus 12 anos com o projeto Tico-Tico no Fubá, e dos 13 até os 20 anos com o projeto Todos na Ativa.