Lançamento de um novo projeto para os adolescentes

TODOS NA ATIVA

Share This Post

Todos na Ativa é um projeto de acompanhamento escolar e de inserção sócio-profissional para os adolescentes da favela do Morro do Fubá, no Rio de Janeiro.

O objetivo do projeto é o de lutar contra o abandono escolar precoce e promover o potencial individual de cada jovem, acompanhando a criação de um projeto de vida, e proporcionando atividades que permitam alcançar esses objetivos.

Dessa forma, a associação propõe em seu espaço situado no coração da favela, 3 a 4 meia jornadas por semana:

  • um acompanhamento escolar combinado à cursos de informática, de inglês e de cultura geral oferecido por professores qualificados;
  • um acompanhamento sócio profissional através de módulos de orientação vocacional individual e da organização de ateliers coletivos (redação de CV ; simulação de entrevista de emprego);
  • Uma dúzia de passeios culturais e cidadãos por ano, para ampliar o referencial cultural e as vivências em diversos territórios e espaços para jovens participantes.

O programa atende 20 adolescentes, entre 13 e 18 anos, moradores da favela do Morro do Fubá. Em sua maioria, os adolescentes pertencem a famílias desestruturadas, com condições de vida precárias. A consequência dessa falta de referência e oportunidades é que muitos jovens abandonam cedo a escola para integrar ao mercado do subemprego, ou a rede da pequena delinquência ou do crime organizado.

Neste contexto, o projeto tem o objetivo de favorecer a inserção no mercado de trabalho através do suporte à escolaridade, da orientação vocacional, de uma preparação aos concursos de ingresso na universidade ou em formações profissionais. Dessa forma, o programa ajuda aos jovens a definir um projeto de vida e a mobilizar os meios necessários para concretizá-los.

O programa propõe diversos módulos de atividades semanais articuladas em função do programa escolar ou de concursos preparados:

  • 90min de português e redação
  • 90min de matemática
  • 90min de informática
  • 90min de inglês
  • 1 saída cultural por mês

As atividades são concebidas para combater o mau desempenho escolar que infelizmente é muito frequente nas comunidades de baixa renda (onde as escolas locais são de má qualidade) e para promover novas oportunidades que possam desenvolver o potencial de cada um dos participantes, dando a todos a possibilidade de atingir seus objetivos pessoais e profissionais.

Temos muito orgulhoso de concretizar este projeto, que vem atender uma demanda importante de nossos jovens e um objetivo de longa data da associação.

Graças a este projeto, os jovens atendidos pela ONG podem se beneficiar de um acompanhamento ao longo de toda sua escolaridade, desde seus 6 até seus 12 anos no âmbito do projeto Tico-Tico no Fubá, e a partir dos 13 até os 18 anos com o programa Todos na Ativa.

  • Du plongeon dans la Favela !

    #SOLIDARIO# L'équipe de France de Plongeon est venue à Terra'tiva pour le projet Solida'Rio , une rencontre étonnante et étonnée ;-)Vous voulez soutenir ce projet et permettre la création d'une maison d'éducation et d'un terrain sportif ? Faites un don sur la page Solida'Rio ou sur Solidario.fr

    Pubblicato da Solida'Rio su Lunedì 29 febbraio 2016