Quem somos

Share This Post

A ONG Terr’Ativa foi fundada em 1999 com o objetivo de promover o acesso à educação, à cultura, ao esporte e a profissionalização para jovens em situação de risco social. Ela desenvolveu até 2007, vários projetos educacionais em diferentes áreas da cidade (Parque da Cidade, Bangu, Cascadura) para promover a inclusão de jovens moradores de rua ou de comunidades desfavorecidas.

Desde 2008, concentra todas as suas atividades na comunidade Morro do Fubá, no subúrbio do Rio de Janeiro (Cascadura). Única associação atuante nesta comunidade isolada dos pontos estratégicos da cidade, a Terr’Ativa busca promover o desenvolvimento pessoal dos jovens do bairro, facilitando a sua inclusão socioprofissional e a prática de atividades culturais e esportivas.

A associação se apresenta como um espaço de educação aonde são oferecidos cursos de complementação escolar, de línguas (inglês e francês) e de informática, complementados por atividades artísticas, culturais e esportivas para 70 crianças e jovens da região.  Além dessas atividades, graças a atuação de voluntários, a ONG oferece um acompanhamento psicológico e fonoaudiológico aos beneficiários uma vez por semana.

Dispomos ainda de uma biblioteca com mais de 1.200 livros e DVDs, a disposição dos participantes dos projetos e das suas famílias, aonde oferecemos atividades de mediação de leitura.

A estratégia da ONG é propor um acompanhamento integral, durante toda a escolaridade do beneficiário (do primário até o fim do ensino médio) com um programa que oferece atividades qualitativas e variadas, e que se adapta às dificuldades e potenciais de cada um.