Visita ao Salão do Livro Infanto-Juvenil

O passeio do mês foi ao Salão do Livro Infanto-Juvenil, que aconteceu entre os dias 21 e 28 de junho para a sua 19°edição.
O Salão se divide entre vários espaços especialmente organizados para receber o público infantil: uma biblioteca, um espaço de leitura e um espaço dedicado à ilustração. Além desses espaços, todas as editoras estavam presentes para apresentar seus clássicos e suas novidades. Para multiplicar os contatos entre o público e o mundo dos livros, o Salão organizou diversos encontros com autores e ilustradores durante o dia, além de rodas de leitura e palestras.

As crianças participaram de duas rodas de leitura sobre o tema do meio ambiente, que deram lugar a pequenos debates com a educadora do Salão. En seguida, puderam caminhar pelas prateleiras para descobrir os livros à venda nas arquibancadas de cada editora, com a possbilidade de sugerir livros para a biblioteca da ONG.
Finalmente, participaram de um encontro com um ilustrador que propôs uma oficina interativa desenhando em tempo real para crianças, em uma grande folha de papel. O desenho tomou forma graças à ajuda do público, que podia tentar adivinhar o que estava sendo desenhado e, em seguida, fazer sugestões sobre a forma que o desenho devia levar. As crianças gostaram particularmente deste encontro, que foi uma oportunidade de conversar sobre a carreira de ilustrador com o desenhista.
Para concluir este programa, o Salão ofereceu um pequeno livro a cada criança, que todos leram no ônibus de volta para casa.

As atividades de leitura desenvolvidas na ONG permitiram uma verdadeira aproximação das crianças com o universo dos livros e a empolgação que todos demostraram durante a visita do Salão foi mais um indicador do impacto do nosso projeto “Ponto e Virgula”.

Esse passeio foi realizado com o nosso projeto Rolé das Andorinhas; que tem o objetivo de ampliar o referencial cultural das crianças e de promover experiências e vivencias fora da comunidade.