Oficina de criação de Abayomi

Em novembro, iniciamos uma oficina de bonecas Abayomi com 11 mulheres do coletivo da Terr’Ativa.

Chefiada pela voluntária Ana Stefana, que convidou sua mãe Carmen, artesã, a oficina tem o objetivo de estimular as potencialidades e a criatividade das mulheres, criando novos caminhos para o empoderamento e a geração de renda.

As Abayomi são bonecas feitas de retalhos de pano, sem costura, que encontram sua origem nos navios negreiros, quando as mães as confeccionavam a partir de pedaços de tecidos cortados das suas roupas para acalmar as crianças durante essa terrível e interminável travessia.

Elas são a expressão de uma longa história de resistência negra, e o desenvolvimento dessa oficina contribui para o resgate, a valorização e continuidade dessa resistência cultural e social, absolutamente necessária.

Ao longo das aulas, conseguimos perceber a criatividade fluindo naturalmente pelas mãos dessas mulheres. É justamente isso que a oficina também vem trazer: a oportunidade das novas possibilidades através do artesanato, a possibilidade de criar espaços para imaginário.

Retalhos, malhas, tecidos, adereços formando um corpo e criando uma Abayomi. Cada mulher com sua diversidade e expressão, executando na prática, o estudo de Lena Martins, onde menciona que “tudo o que a gente faz com as mãos é uma notícia do inconsciente (…) cada uma com sua identidade e história são fundamentais na rede coletiva de fazeres e saberes.”

Cerca de 80% do material usado nessa oficina são reaproveitados, doados e reutilizados. E isso também nos leva a pensar sobre o reaproveitamento do lixo que geramos no nosso dia a dia, e dos caminhos que temos para evitar tamanho descarte.

Com muita alegria, vamos seguindo para o quarto encontro de Oficina Abayomi. Juntos, vamos colhendo os frutos da coletividade nessa troca tão linda com essas mulheres.