Em novembro, iniciamos uma oficina de bonecas Abayomi com 11 mulheres do coletivo da Terr’Ativa.
Chefiada pela voluntária Ana Stefana, que convidou sua mãe Carmen, artesã, a oficina tem o objetivo de estimular as potencialidades e a criatividade das mulheres, criando novos caminhos para o empoderamento e a geração de renda.
As Abayomi são bonecas feitas de retalhos de pano, sem costura, que encontram sua origem nos navios negreiros, quando as mães as confeccionavam a partir de pedaços de tecidos cortados das suas roupas para acalmar as crianças durante essa terrível e interminável travessia.
Elas são a expressão de uma longa história de resistência negra, e o desenvolvimento dessa oficina contribui para o resgate, a valorização e continuidade dessa resistência cultural e social, absolutamente necessária.
Ao longo das aulas, conseguimos perceber a criatividade fluindo naturalmente pelas mãos dessas mulheres. É justamente isso que a oficina também vem trazer: a oportunidade das novas possibilidades através do artesanato, a possibilidade de criar espaços para imaginário.
Retalhos, malhas, tecidos, adereços formando um corpo e criando uma Abayomi. Cada mulher com sua diversidade e expressão, executando na prática, o estudo de Lena Martins, onde menciona que “tudo o que a gente faz com as mãos é uma notícia do inconsciente (…) cada uma com sua identidade e história são fundamentais na rede coletiva de fazeres e saberes.”
Cerca de 80% do material usado nessa oficina são reaproveitados, doados e reutilizados. E isso também nos leva a pensar sobre o reaproveitamento do lixo que geramos no nosso dia a dia, e dos caminhos que temos para evitar tamanho descarte.
Com muita alegria, vamos seguindo para o quarto encontro de Oficina Abayomi. Juntos, vamos colhendo os frutos da coletividade nessa troca tão linda com essas mulheres.



