Coletivo Café com Cultura

CAFÉ COM CULTURA

Share This Post

O coletivo Café com Cultura tem o objetivo de criar uma rede de mulheres empoderadas e autônomas, capacitadas para atuar de forma proativa nas suas próprias vidas e na sua comunidade.

Uma vez por semana, 20 mulheres da comunidade se reúnem na ONG para conversar sobre assuntos definidos em função das suas demandas, com temáticas focadas no acesso aos seus direitos, à saúde, à educação, à cultura e ao. Esses encontros têm objetivo de oferecer um espaço de palavra para as mulheres, de promover o acesso à informação e direitos, mas também de fortalecer a autoestima, a autonomia e a capacidade propositiva das participantes.

Além das reuniões semanais, as beneficiárias participam de oficinas e cursos de capacitação profissional a cada trimestre, com o objetivo de facilitar o acesso à qualificação e a geração de renda: micro empreendedorismo, informática, artesanato, acesso à saúde, cuidados com o idoso, economia doméstica, ação comunitária, etc. Assim como os temas dos encontros, o planejamento dos cursos e oficinas é elaborado a partir das demandas das participantes do coletivo.

Para promover a atuação do coletivo na comunidade e o repasse de informações, as participantes organizam eventos focados na prevenção e sensibilização em torno de temáticas chaves, além de ações para o autofinanciamento do projeto, como bazares comunitários, bingos, etc.

Além dessas ações e atividades que acontecem na comunidade, o coletivo participa de passeios culturais a cada dois meses, cujos destinos escolhidos junto com a participantes. Esses passeios têm o objetivo de promover momentos de lazer onde as mulheres possam curtir um tempo para elas mesmas, de ampliar o referencial cultural e social das participantes, e de potencializar conteúdos abordados durante os encontros

Enfim, no objetivo de prestar uma assistência mais direta para casos e problemas específicos, uma assistente social realiza atendimentos individuais uma vez por semana na ONG .