
TODOS NA ATIVA
Todos na Ativa é um projeto de acompanhamento escolar e inserção socio-profissional para os adolescentes do Morro do Fubá, no Rio de Janeiro.
Com o objetivo de promover à igualdade de oportunidades, o programa ajuda os jovens participantes a definir um projeto de vida e a mobilizar os meios necessários para concretizá-lo.
O projeto acompanha 40 jovens de 13 a 20 anos, que cursam o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. Todos moradores da comunidade, eles participam de diversas atividades complementares, cinco tardes por semana:
– Aulas de reforço escolar em português, redação, matemática, ciências e história;
– Aulas de inglês para multiplicar as oportunidades;
– Um curso de informática para desenvolver habilidades essenciais no mercado de trabalho;
– Uma formação para gestão de projetos para que eles possam desenvolver suas próprias iniciativas nos espaços da ONG;
– Oficinas coletivas de capacitação profissional (construção de currículo; simulação de entrevista de emprego, postura, conhecimento do mercado de trabalho);
– Atividades esportivas, que acontecem na ONG e em instituições parceiras;
– Passeios culturais a cada dois meses, no objetivo de contribuir para a ampliação do referencial cultural e de permitir vivências em diversos territórios e espaços da cidade.
O projeto conta com o apoio de uma psicóloga e de uma fonoaudióloga, ambas voluntárias, que atendem os jovens que precisam de um acompanhamento específico.
As aulas de reforço permitem trabalhar nas dificuldades de cada um e ajudam os jovens a melhorarem o seu desempenho escolar. Combinadas às atividades culturais e esportivas, elas reforçam o leque de oportunidades que podem se apresentar durante ou ao final do ensino médio. Os jovens que apresentam um projeto coerente, motivação e empenho podem se beneficiar de uma bolsa de estudos através do programa.
Graças a este projeto, os jovens atendidos pela ONG podem se beneficiar de um acompanhamento ao longo de toda sua escolaridade, desde seus 7 até seus 12 anos com o projeto Tico-Tico no Fubá, e dos 13 até os 20 anos com o projeto Todos na Ativa.