Volta das atividades na ONG Terr’Ativa

Após muitas reflexões e conversas, decidimos reabrir em outubro às nossas atividades presenciais para as crianças.

Os meses de confinamento geraram muitos desafios para a nossa organização, que teve que se adaptar e elaborar estratégias para manter o vínculo com os beneficiários, e prestar apoio para à comunidade onde atuamos.

Todas nossas atividades continuaram de forma remota, com vídeo aulas e encontros on-line com as crianças, jovens e mulheres que fazem parte da Terr’Ativa. Observamos que as crianças, principalmente, estão acumulando um atraso de aprendizagem que é tão importante para o seu desenvolvimento, que nossa atuação é mais importante do que nunca.

Nosso acompanhamento pode representar um grande diferencial para o desenvolvimento dessas crianças na escola no próximo ano, no futuro delas próprias e na comunidade como um todo. A problemática da exclusão digital, que impede que muitos beneficiários tenham acesso aos conteúdos on-line, também pesou muita na nossa decisão. Queremos oferecer condições para que 2020 não seja um ano perdido para as crianças em termos de aprendizagem, por isso entendemos que é necessário voltar com as atividades presenciais na ONG.

Todas as medidas sanitárias estão sendo respeitadas para que as atividades aconteçam de forma segura para os beneficiários, assim como para a equipe. As aulas e oficinas acontecem em turno reduzido com grupos de máximo 5 crianças, para respeitar as medidas de distanciamento social dentro dos nossos espaços. Álcool em gel e máscaras descartáveis são fornecidos para os beneficiários e a equipe para que possam se prevenir de qualquer contágio. Todos os locais, móveis e equipamentos são higienizados após cada atividade. Para mais segurança, as crianças que convivem com alguém do grupo de risco continuam acompanhando as atividades de forma remota e online.